segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pitada Gourmet: Receita Fácil de Burritos

Não, não se trata de uma miragem! Sim, estou liberando no blog um tema completamente inédito para o Pitada de Estilo: COMIDA <3

Já venho há um tempo querendo fazer mais posts diferentes e há dois meses fiz burritos em casa e acabei fotografando o processo para mostrar no blog. Talvez eu tente gravar na próxima vez, vamos ver como vou me sair!

Prontos para a receita mais fácil da vida??

Em primeiro lugar, deixa eu contar para vocês o que é um burrito!

"O burrito é um célebre prato tradicional da culinária do México consistindo de uma tortilla de farinha geralmente recheada com carne (bovina, suína ou frango). A carne é o único recheio e o burrito é enrolado finamente. Em outros países, como nos Estados Unidos, os recheios incluem outros ingredientes como arroz, feijão, alface, tomates, salsa, guacamole, queijo e creme, desviando-se assim do tradicional."

Toda vez que eu trouxer um prato, vou tentar contar algo sobre ele, ok?


Bom, dito o que é um Burrito, vamos à minha receitinha! Já adianto que eu faço a versão americanizada da comida, com recheios diversos e eu gosto de fazer com bastante pimenta, mas aproveito coisas que estiverem na geladeira e vou mostrar como.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha
3/4 xícara de leite
1 colher de sobremesa de óleo ou margarina
Sal (uma colher pequena)
Carne ou Frango Moído
Arroz Pronto
Feijão Pronto
1 cebola
1 tomate
Algumas folhas de acelga ou alface americana
Cream Chese
Meio Limão
3 Colheres de creme de leite


1: Separe a farinha, leite e sal.

2: Coloque tudo numa vasilha e comece a misturar, caso fique muito mole, acrescente um pouco mais de farinha.

3: Comece a sovar a massa com a mão, lembre-se de passar um pouco de óleo e margarina nas mãos para que a massa se solte.

4: Quando a massa estiver desgrudando facilmente das suas mãos e vasilha, ela estará pronta!


5: Separe a massa em bolinhas e separe.

6: Com um rolo de massa (ou uma garrafa de vidro), vá abrindo uma bolinha de cada vez até virarem discos bem fininhos. Não tenho muita destreza, então não ficaram redondos perfeitos, mas deram para o gasto!

7: Para fritar as massinhas e deixa-las no ponto para receber o recheio, use uma frigideira teflon sem óleo. É só deixa-la bem quente e fritar as massinhas dos dois lados até que fiquem sem um pedaço cru.

8: Reserve as massinhas num prato.


9: Escolhi fazer meus Burritos com Carne moída. Eu usei acém moído uma vez.

10: Eu refogo a carne no alho e cebola picados, deixo fritar bem e tempero com um pouco de sal e pimenta do reino, depois coloco água e deixo cozinhar. Para mim funciona dessa forma!

11: O grande lance da comida mexicana é a pimenta, mas tem que ser uma pimenta que seja ardida e saborosa, afinal não dá para comer sem nem sentir o misto de sabores do prato, então usei essa Salsa Ranchera, da marca La Costeña. Comprei no mercado e custou uns R$8 reais, ela dura bastante e é bem ardida. Joguei um 1/3 do frasco e mexi bem, foi a única pimenta ardida que usei na receita. Se não tiver esse tipo de pimenta, use a pimenta que tiver em casa, mas lembre de provar para não se assustar com o sabor!

12: Pique a cebola, acelga e tomates em pequenos cubinhos e separe.


13: Não sei fazer o sourcream com iogurte e tal, mas fiz um improvisado, que peguei a receita na web: meio pote de cream chese, algumas gotas de limão (vá colocando aos poucos para não ficar muito azedo) e umas três colheres de creme de leite. Minha dica é colocar o creme de leite também aos poucos, pois a textura do sourcream é firme, porém cremosa.

14: Monte os burritos com a carne, arroz, feijão, um pouco de tomate e cebola. Se você gostar, coloque um pouco de mussarela ralada e algumas folhas de acelga/alface. Lembre-se de pré-aquecer os ingredientes para montar o burrito. Caso escolha colocar um pouco de mussarela, coloque no forno por alguns minutos, para derreter o queijo.

Sirva com sourcream, saladinha picada e se quiser brincar de "nachos", aposte num Doritos: é fácil de encontrar, não dá trabalho porque já vem pronto e tem de diversos sabores, desde o sem tempero, até o apimentado!

E então, gostaram da receita??
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...