quarta-feira, 6 de maio de 2015

Projeto Minha Moda

Sabe aquele tipo de coisa que fica na cabeça por tanto tempo que a gente resolve "levar à sério" e tira do papel?


Bom, há mais ou menos um ano pipocou na web uma coisa que chocou o mundo: consumidores encontraram pedidos de socorro nas etiquetas de roupas que compraram em lojas de fast-fashion. As etiquetas denunciavam condições sub-humanas de trabalho ao redor do mundo e foi aí que meu sensor aranha começou a apitar. Mais para o final do ano, um programa norueguês levou 3 blogueiros de moda para trabalharem durante 1 mês em uma fábrica têxtil no Camboja, para mostrar as condições de vida tão dispares de quem fazia as roupas que eles consumiam.

Foi neste momento que eu passei a pensar mais sobre a origem das minhas roupas e como milhares de milhões de pessoas pelo mundo sofrem com o trabalho escravo (e a gente vê isso por aqui também, no quintal de casa!). No mês passado a Fashion Revolution realizou uma campanha de alcance global visando conscientizar o verdadeiro custo da moda e aqui no Brasil, milhares de pessoas aderiram à campanha e ressoaram o discurso da organização.

E aí eu tomei a minha decisão: não comprar roupas que eu seja capaz de confeccionar. Como vocês bem sabem, eu costuro por hobby desde os 15 anos e, apesar de não ser tão boa, consigo me virar bem, e depois de toda essa movimentação no mercado da moda, decidi que minha ideia do ano passado já estava mais do que na hora de virar realizar.

Gravei esse vídeo para explicar um pouco melhor:


Então é isso!

Listei três objetivos principais:

1) Não comprar roupas que eu seja capaz de confeccionar;
2) Não comprar em lojas de fast fashion por 3 meses (Listei: Forever 21, C&A, Renner, Marisa, Topshop e Zara);
3) Costurar uma peça por mês.

Inicialmente o meu desafio vai levar 3 meses. Como eu disse no vídeo, eu não sei o quanto eu sou capaz de realizar isso, mas é algo que quero para minha vida, então não custa tentar. Será que eu consigo?

#ProjetoMinhaModa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...