quinta-feira, 1 de maio de 2014

Diário da blogueira: pretty hurts

O que é beleza para você?

"A beleza machuca
Evidenciamos o que temos de pior
A perfeição é a doença da nação
A beleza machuca
Evidenciamos o que temos de pior
Tente reparar algo
Mas você não pode reparar o que não consegue ver
É a alma que precisa de cirurgia"
Trabalho com beleza. Nas minhas duas profissões: na comunicação atendo uma marca de beleza. Na maquiagem lido com o desejo das mulheres em serem lindas. E vejo sempre como as mulheres (já que são as maiores consumidoras) estão sempre se inferiorizando e encontrando defeitos que não têm. Além de passarem muito tempo se preocupando com a beleza.

Independente do que seja, sempre pensamos que é pior do que realmente é e externamos isso. Tem quem diga que é para conseguir "confete", mas eu realmente acredito na insegurança de muitas mulheres e isso só se desenvolve em nossas vidas por causa dos padrões de beleza que são vendidos a cada minuto na TV, na internet, nas revistas.

Não estou falando aqui somente do padrão de beleza da magreza, estou falando também do cabelo, da pele, da maquiagem, da roupa que usamos. Essa música da Beyoncé fala da maneira mais verdadeira: a beleza dói. Porque no fundo, para sermos lindas como pede a sociedade, nunca seremos felizes de fato. Eu ouvi essa música em looping infinito nos últimos dias e ela desperta em mim uma reflexão muito profunda sobre o que é ser bonita, o que é ter beleza (ou não).

Há quem não se importe em entrar na dança para ser linda e que nem sinta os impactos negativos que isso tem na própria vida, porém a grande maioria das meninas e mulheres que querem atingir esse ideal sentem na pele a beleza doer. Seja no treino puxado da academia, nos tratamentos estéticos, na fome da dieta, em cirurgias, no cartão de crédito estourado com as roupas da moda. Verdade seja dita: esse "sentir a dor da beleza" é uma voz bem lá no fundo dizendo que você não precisa disso. Que você é linda sim e que não precisa de tudo isso para ser mais linda. Afinal é uma busca incansável e sempre vai aparecer alguém mais bonita.

Sei que é quase um contra-senso eu afirmar isso aqui, num blog onde tanto se fala de beleza. Mas acho que precisamos estar sempre atentas para o que já somos e o que não precisamos ser. Às vezes tenho a sensação que, por consumir MUITA informação de beleza, eu começo a ficar intoxicada com isso, com tanta opção, com tanta dica, com tanta vaidade. Não precisamos virar doidas viciadas, que mais se preocupam em olhar no espelho do que curtir o HH com os amigos. Tem vezes que é melhor não ligar para o batom borrado para não perder a piada na roda do bar.

Tem vezes que o melhor é simplesmente sorrir, essa é a maneira mais saudável de ser linda. Não estou defendendo aqui que paremos de usar maquiagem, ou de fazer academia, ou de nos cuidarmos. O que eu quero atentar é que sejamos conscientes, que tenhamos a alma linda também. Aliás, que ela seja linda em primeiro lugar. Nenhuma beleza é completa se o que estiver por dentro for podre.

Sejam lindas sem dor.


XO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...