quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pitada de nerdice: DC versus Marvel

Nos últimos meses uma referência do street style ficou muito forte no mundo inteiro e conquistou amores por onde tem passado: a referência aos quadrinhos e onomatopeias.

Mas, como toda boa tendência, todo mundo usa, poucas pessoas sabem o que realmente significa. E eu, como boa nerd de plantão, resolvi explicar algumas coisinhas, afinal é um estilo que gosto muito sobre um assunto que gosto mais ainda: história em quadrinhos!

Com a febre dos filmes da Marvel e da DC muitas peças temáticas passaram a ser produzidas em grande escala, pois até então só quem era MUITO fã usava e tinha que ralar para encontrar uma camiseta do seu super herói favorito. Quem frequenta a Galeria do Rock há anos sempre soube que lá tinham essas camisetas, mas eram os modelos simples e ainda assim, eram poucas opções.

Depois de tantos sucessos de bilheteria, a referência foi para as ruas e depois do lookbook, para o mundo, mas vivo me deparando com garotas e garotos que misturam todas as bolas na hora de falar sobre o assunto e uma aulinha básica é boa para ajudar qualquer um!

Em primeiro lugar, a referência mais usada dos quadrinhos, são as Onomatopéias. Vocês sabem o que elas realmente significam? Bom, ainda muito criança aprendi que era o modo como faziam para as histórias em quadrinhos terem sons, representando as exclamações, pancadas e afins. De acordo com a Wikipedia, para reforçar:

"Onomatopeia é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. A forma adjetiva é onomatopaico. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias."

Dito isso, vamos falar de personagens. Um erro muito comum (e incomodo, assumo) é achar que todos os super heróis são amigos da mesma turma e tomam uma gelada aos finais de semana. NÃO! Cada um tem uma história, uma trajetória (ou até muitas) e cada um pertence a uma empresa de quadrinhos.

As principais empresas de quadrinhos no mundo são a DC Comics e a Marvel Comics e a cada uma delas pertence personagens criados há mais de 50 anos (ou você acha que o Batman tem a sua idade?!), uma vez no ônibus, voltando para casa, ouvi um rapaz contando para os amigos sobre o filme que tinha visto no final de semana: Avengers. E em algum momento da conversa ele soltou que no próximo filme da série o Batman iria aparecer e eu tive de me segurar para não me envolver na conversa, pois seria desagradável, claro, mas é normal as pessoas acharem que é tudo uma mesma coisa, mas não é!

DC Comics (para ler o artigo completo, clique aqui)
Liga da Justiça - alguns dos super heróis da DC Comics
"DC Comics é uma editora norte-americana de histórias em quadrinhos e mídia relacionada, sendo considerada uma das maiores companhias ligadas a este ramo no mundo. A empresa é subsidiária da companhia Time Warner e detém a propriedade intelectual de muitos dos mais famosos personagens de quadrinhos daquele país, como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e seus grupos como Liga da Justiça da América, Sociedade da Justiça da América, Novos Titãs, Renegados, Aves de Rapina, Patrulha do Destino, Legião dos Super-Heróis, All-Star Squadron, entre outros. Por décadas a DC tem sido uma das duas maiores companhias de quadrinhos daquele país, ao lado da Marvel Comics (sua rival histórica). Originalmente, a companhia era conhecida como National Comics e com o tempo passou a adotar a sigla "DC" que originalmente se referia a Detective Comics, uma de suas revistas mais vendidas (a qual é publicada até hoje e apresenta histórias de Batman)."

Marvel Comics (para ler o artigo completo, clique aqui)
Avengers - alguns dos super heróis da Marvel Comics
"Marvel Comics, apelidada de House of Ideas ("Casa das Idéias") , é uma editora norte americana (sic) de história em quadrinhos (sic) pertencente à Walt Disney Company, ao comprar em 2009, por 4 bilhões de dólares, a Marvel Entertainment. Com sede na 387 Park Avenue South, em Nova Iorque, é uma das mais importantes editoras do gênero no mundo, líder em vendas e em número de fãs no segmento de super-heróis, tendo criado muitos dos mais importantes e mais populares super-heróis, anti-heróis e vilões das histórias em quadrinhos. Entre as revistas mais famosas da Marvel, encontram-se o Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Capitão América, O Justiceiro, Os Vingadores, Demolidor, Thor, Homem de Ferro, Surfista Prateado, os X-Men, "Wolverine", Blade:O Caçador de Vampiros, Motoqueiro Fantasma, "Doutor Estranho", "Namor - O Príncipe Submarino", entre muitos outros. A partir da década de 1960, tornou-se uma das maiores empresas estadunidenses neste ramo e a líder isolada em vendas e número de fãs, ao lado da DC Comics - sua principal concorrente (segunda colocada em vendas)- e da Image Comics (terceira colocada). O catálogo da Marvel, possui 5,000 personagens."

Ainda confunde as coisas e quer uma colinha para não errar mais?!
Tem milhares de outros super heróis para você se inspirar, mas lembre-se: moda é mais legal com conteúdo!! Qualquer coisa, dá um google rapidão e se informe sobre a sua nova tendência favorita♥

Eu adorei que essas referências tenham ido parar nas araras das lojas mais maneiras e acho muito legal ter várias opções na hora de escolher uma peça, pois é um estilo que gosto muito. Deixa o look divertido, criativo e animado!

E o melhor é que todo mundo pode usar e saber o que realmente significa! Vocês já aderiram?!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...