quinta-feira, 23 de maio de 2013

Glossário de moda: Givenchy Parte II

Até 1973, Givenchy criava roupas femininas e foi nesse ano que ele criou a Gentleman Givenchy. E foi em 1981 que a marca foi vendida para a Louis Vuitton Moët Henessy (LVMH), grupo detentor das maiores marcas de luxo do mundo (o maior grupo, diga-se de passagem).

No ano de 1993, Audrey faleceu de câncer e isso foi o fim para James. Muitos diziam que ele nutria uma paixão platônica pela amiga de tantos anos (mais de 40), e o fato de sua musa inspiradora ter falecido, lhe custou o fim da criação de peças para a Givenchy. Dois anos mais tarde apresentou sua última coleção e anunciou que estava deixando a direção criativa da marca nas mãos de outra pessoa, pois sem Audrey para vestir seus modelos, seus desenhos não faziam sentido.


Após isso, alguns estilistas passaram pela Maison (como o falecido Alexander McQueen), porém somente com a chegada de Riccardo Tisci que a marca retomou o estilo que marcou décadas: elegante, minimalista e espontâneo.

A marca tem forte atuação no ramo de maquiagem, perfumaria e tratamentos cosméticos. Encontrei duas listas bacanas e resolvi reproduzir aqui no blog! (Tirei do site “Mundo das Marcas”).

LINHA DO TEMPO
1970
● Lançamento do perfume feminino GIVENCHY III.
1975
● Lançamento do perfume masculino GIVENCHY GENTLEMAN.
1980
● Lançamento do perfume feminino EAU de GIVENCHY.
1984
● Lançamento do perfume feminino YASATIS, tendo como garota-propaganda a modelo Carla Bruni, atual primeira dama francesa.
● Lançamento de duas linhas esportivas: Givenchy Knitwear e Givenchy Life.
1986
● Lançamento do perfume masculino XERYUS.
1989
● Lançamento da GIVENCHY BEAUTÉ, uma linha de cosméticos e maquiagens; e da SWISSCARE for GIVENCHY, uma linha de produtos para a pele.
1990
● Inauguração da primeira boutique masculina da grife em Paris.
1991
● Lançamento do famoso perfume feminino AMARIGE.
1996
● Lançamento do perfume feminino ORGANZA.
1998
● Lançamento do perfume masculino PI by GIVENCHY.
2002
● Lançamento do perfume masculino GIVENCHY POUR HOMME.
2003
● Lançamento do perfume VERY IRRÉSISTIBLE GIVENCHY, tendo em sua campanha o rosto da atriz Liv Taylor. A versão masculina do perfume seria lançada dois anos depois.
2004
● Lançamento da GIVENCHY Le Makeup, uma linha de maquiagem extremamente chique e moderna com cores inovadoras e novas fórmulas, que permitiam total controle sobre os efeitos na pele.
2005
● Lançamento do perfume feminino MY GIVENCHY.
2006
● Lançamento do perfume feminino ANGE ou DÉMON, personificado pela bela Marie Steiss, filha do ex-primeiro ministro francês Dominique de Villepin.
● Lançamento do perfume feminino ABSOLUTELY GIVENCHY.
2007
● Inauguração do primeiro “Snow Spa” no Hotel Cheval Blanc, em Courchevel, na França, no mês de março. O Spa Cheval Blanc foi criado e projetado por Claude Renaudin e Patrick Ribes. A GIVENCHY é pioneira no mercado, com 15 anos de experiência em spas de luxo, e possui atualmente 6 unidades localizadas nas Ilhas Maurítius (Saint Geran Hotel & Givenchy Spa), São Paulo (Renaissance Spa & Givenchy), Dubai (One & Only Royal Mirage), Cannes (Hotel Martinez & Givenchy Spa), Montreal (Les Trois Tilleuls & Spa Givenchy) no Canadá e Montreux (Mirador Kempinski) na Suíça.
2008
● Lançamento do perfume masculino π NEO, uma releitura do PI, lançado há 10 anos. A embalagem futurista foi criada pelo designer Serge Mansur, que se inspirou na forma de uma pirâmide – o frasco não é exatamente triangular – e sim um quadrado com um corte no meio com um metal prateado nas bordas. O líquido da fragrância tem um tom azul acinzentado e é leve e fresco, além de fixar muito bem na pele.
● Lançamento do perfume masculino PLAY.
● Lançamento do GIVENCHY Le Soin Noir, um novo creme para rejuvenescimento que leva em sua formulação um ingrediente exótico: seiva de alga negra. O produto protege o DNA das células contra a radiação, além de refazer a conexão entre elas, combatendo os sinais de envelhecimento.
2010
● Lançamento do perfume feminino EauDemoiselle, uma nova fragrância dedicada às jovens mulheres, que procurar um perfume sensual e com personalidade.
OBS: Após 2010 já foram lançados muitos outros perfumes, tratamentos e maquiagens incríveis, qualquer dia falo sobre eles!


OS ÍCONES
Givenchy é considerado um dos nomes mais importantes e influentes que a moda já conheceu, deixando um legado de sofisticação e inovação como:
● A blusa Bettina (inspirada em sua principal modelo, Bettina Graziani), camisa branca com babados nas mangas, e peças coordenáveis.
● O pretinho básico de corte reto, usado por Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo.
● O vestido “chemisier” em forma de saco, largo na parte superior e justo na bainha, lançado em 1955.
● Vestidos tipo envelope, transpassados, em 1966.
● O famoso logotipo da grife, chamado de 4G (pois é composto por quatro letras G) foi criado em 1970


  • Liv Tyler foi garota propaganda do perfume Very Irresistible Givenchy (e todas as suas versões até então) por muitos anos e também foi a "cara" de muitos looks especiais da linha de maquiagem. Agora quem está em seu lugar é a Amanda Seyfried, a Cosette de Les Miserables :).


E o James? Continua vivo, morando em Paris, cultivando seu gosto pelo paisagismo, montando lindos jardins. Um velhinho simpático!
“Sucesso não é prestígio. O sucesso é passageiro, o prestígio é outro assunto. Ele persiste depois da gente. É preciso trabalhar para não ter trabalhado em vão”.
James de Givenchy
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...