terça-feira, 5 de junho de 2012

Glossário de moda #6: Peplum

O Peplum já pegou força lá fora e está dando as caras por muitos blogs nacionais. Esse modelo é um desenvolvimento do antigo peplos, vestimenta tradicional da Grécia Antiga. O peplos consistia em juntar e amarrar dois grandes retângulos de tecido, que quando marcados na cintura davam a impressão de ser duas peças (blusa+saia) quando na verdade eram apenas grande pedaços de tecidos.

O modelo que conhecemos hoje surgiu e se popularizou entre os séculos XVIII e XIX, com o nome de Basque, palavra francesa que se refere a uma peça de roupa que cobre os quadris a partir da cintura. O basque acompanhava o volume das saias que eram usadas na época.

Dior

Dior

Jeanne Lanvin criou em 1924 o vestido basque e anos mais tarde, Dior usou o peplum em sua coleção da década de 40. Já em 80 a característica voltou com mangas bufantes e em vestidos de gala, marcando a cintura feminina como o ponto de beleza no look. E agora, na onda do ladylike que estamos vivendo no mundo da moda, o estilista da Lanvin, Alber Elbaz, reviveu mais uma das tendências inspiradas estilo retrô, repaginando o peplum para o novo milênio.

http://lookbook.nu/look/3565225-Peplum-ized

http://lookbook.nu/look/3543665-Peplum-Is-Back

http://lookbook.nu/look/3480343-Pretty-Peplum

http://lookbook.nu/look/3575999-a-drop-in-the-ocean

http://lookbook.nu/look/3284699-high-heels-golden-peplum

http://lookbook.nu/look/241141-everyone-grows-old-on-the-gold-coast
Vale ressaltar que o Peplum é um volume na região do quadril que se inicia na cintura marcada então é bom prestar atenção num detalhe importante: EQUILÍBRIO. Se você quiser usar essa referência no seu guarda-roupa, atente para compor o look de maneira harmônica! Para não ficar exagerado nem feio, é só destacar o volume sem nada brigando com ele: como mangas bufantes, ou saia muito mais volumosas. É legal brincar com o volume na cintura e o restante justo!



E o que vocês acham?!

Look do dia: animal print+burgundy, combinação do amor.

Na sexta-feira não consegui fotografar meu look, nem sei como consegui tirar algumas fotos, pois a pilha da câmera estava no talo e nem tinha me ligado disso. Daí, como sai ontem para resolver umas coisas, resolvi ficar um pouco mais arrumadinha, rs

E deu nisso aqui:



Nem dá para ver o quanto eu tô gostando dessas duas referências né? Animal print e burgundy são muito amor MESMO.

E sim, eu tiro fotos com o guarda-roupa quando estou com pressa :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...