sexta-feira, 20 de abril de 2012

Glossário de moda #5 - Trench Coat

Estava vasculhando, como sempre, os meus assuntos de moda favoritos pela internet à fora e vi uma dessas perguntas do Yahoo, sabem? E cheguei à conclusão que muita gente não sabe o que é um Trench Coat. Podem até saber de ver, mas vão dizer que é um casaco. E sim, pelas “frescurinhas” de quem curte moda, os modelos de casacos têm seus próprios nomes, rs



 Esse é Burberry mesmo! E o da Kate também!



O Trench Coat foi criado em 1901 pelo estilista inglês Thomas Burberry e sua tradução no literal é casaco de trincheira. O modelo fez muito sucesso e se popularizou durante a Primeira Guerra Mundial, por ser uma peça que mantém a pessoa bem aquecida, e oferecia aos soldados que a usavam uma grande facilidade, por contar com bolsos e cintos que auxiliavam no transporte dos pertences.





As características básicas da peça são a modelagem ampla, a fenda na parte traseira, tiras com fivelas nos punhos, bolsos fechados, cinto e, na maioria dos casos, o abotoamento duplo. Nos anos após o término da guerra, o Trench Coat foi imortalizado por personagens do filme Casablanca, de 1942, resistindo às mudanças da moda.

E você sempre vai encontrar um exemplar em qualquer loja na época do inverno.


Acima, modelo masculino, abaixo foto da estampa criada pela Burberry e conhecida no mundo inteiro! 



Burberry,

Fundador: Thomas Burberry

Quando: 1856

Onde: Basingstoke, Inglaterra

Designer: Christopher Bailey

Quando: 1856

História: Tudo começou em 1856 quando Thomas Burberry, então com 21 anos, resolveu abrir uma loja de roupas. Aprendiz de tecelão, se preocupava muito com a qualidade de suas peças, que ganharam a confiança dos ingleses e transformaram sua loja em um grande empório em menos de 20 anos. A inovação veio com a criação de um tecido impermeável, respirável e super resistente para dias de chuva, criado em 1880, o gabardine. Os casacos feitos com este tecido foram um sucesso de vendas, até o exército britânico adotou a moda. Tomas criou um modelo primário em 1895 e o trench coat em 1914. Ambos foram vestidos pela primeira vez em guerras. Em 1901 foi criado o logotipo equestre da marca, onde a palavra em latim Prorsum (adiante, ou para frente) aparece pela primeira vez junto ao nome da marca. O xadrez Burberry é marca registrada e foi criado por volta de 1920, fazendo as vezes de forro para os casacos modelo trench coat. A empresa foi vendida nos anos 1950 e perdeu um pouco de sua identidade, mas não foi esquecida, ainda aparecia nos guarda-roupas de homens e mulheres de meia idade. Há cerca de 10 anos, decidiram revolucionar a cara da Burberry para rejuvenescer a marca e torná-la mais fashion. Kate Moss foi contratada para a campanha publicitária, novas linhas foram criadas, como a Burberry London, que é o segmento mais conhecido e rentável da Burberry até hoje, sob a direção de Christopher Bailey, que trouxe sua experiência em marcas como Gucci e Donna Karam para revitalizar a Burberry.

Onde: Basingstoke, Inglaterra

Designer: Christopher Bailey

#Inspiração: Parka, o novo despojado chique

Hoje eu estou toda trabalhada nas inspirações né, rs E aí que eu resolvi falar dessa nova velha moda que está pegando lá no exterior e já começa a funcionar no Brasil também: a Parka. Ou Parca.

A parka é um blusão com cordão na região da cintura que foi muito usada nas décadas de 50 e 60, tendo seu momento também na década de 90 e entra no inverno 2012 com força. Agora as formas de uso são as mais variadas, seja como casaco, ou como vestido, a peça acrescenta um aspecto despojado, mas ao mesmo tempo elegante ao look de quem a usa.


Lookbook.nu


Blog da Thássia


Lookbook.nu (essa foto vai aparecer de novo!rs)


Fashiolista

Como é de costume, as cores do inverno são os tons terrosos e nesse mais do que nunca, então vale abusar das sobreposições de blusas, que eu particularmente amo. Para mim é uma das coisas mais legais de se fazer na época de frio: usar diversas blusas ao mesmo tempo e mostrar que você está fazendo isso!

O fato de ser misturada com peças e acessórios femininos a transoforma em uma espécie de equilíbrio na composição do look. Pelo menos para mim, dá um ar de "olha como eu sou maneira".

Vocês gostam?

#Inspiração/Eu quero DJÁ - Peças de couro!

Ultimamente estou cheia das vontades mais que o normal e o interessante é que sempre fico assim quando já fechei a cota de compras do mês. Mas falo mais sobre meu modo de cuidar das finanças num próximo post!
Voltando, eu tenho pirado especificamente por algumas tendências que já se firmaram e que são MUITO legais. Uma delas é o uso de diversas peças de couro com os looks mais variados. Tá, não precisa especificamente ser couro, porque além de ser o olho da cara do caolho esbarra naquela velha história do calor brasileiro.

Outro ponto que quero tocar é sobre o animal que fornece o couro. Gente, se a vaquinha e o boizinho já foram para o abate para fornecer carne, o uso do couro é “só” para aproveitar tudo que o animal fornece. Mas ainda sim, prefiro o couro sintético por ser mais leve!


Blog da Thássia :)



 Lookbook.nu

Voltando de novo, eu já sonho há alguns meses, desde janeiro especificamente, com pelo menos uma bermudinha de couro. Mas se vier uma calça, uma saia plissada e uma reta, eu morrerei de alegria, rs

O mais legal é que a tendência que se popularizou não é a tendência de motoqueiro, tudo couro. Não, o legal é experimentar diferentes texturas ao mesmo tempo! Então, couro com tricô, com paetê, com algodão, moletom... E o que vier à mente. Atentem para o couro colorido também, morro de amores e vocês?

Também é legal o fato de ser usada durante o dia. Por mais que o couro, ou o efeito do couro na peça remeta à idéia de um look mais noturno, hoje ele já é um tecido que fica bonito durante o dia. Interessante como as coisas no caso peças de roupa mudam de conceito durante o passar dos anos.


  Lookbook.nu


 Fashiolista


Lookbook.nu

Você pode fazer a phyna chiquérrima com um mega scarpin, ou a rocker estilosa, a romântica... E gente, renda com couro fica muito fofo, vide a coleção da Maria Filó para a C&A.

Para quem achar/acha que o couro/couro fake pode ser desconfortável ou usar uma numeração maior, tiver quadril largo e achar que vai ficar exagerado, existem as calças jeans resinadas, que são enceradas depois de prontas e parecem couro, mas com o conforto do bom jeans que eu amo e sei que todos vocês também! Então dá para ser estiloso e confortável!
E vocês, gostam dessa moda?!

UPDATE: foto da Julia Petit de jeans resinado! E neste post eu estou com a minha saia de jeans resinado!


bj da gorda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...