segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tingindo roupas em casa - Parte I

Oi gente, tudo bão?

Bom, eu to boa. Tenho faltado um pouco com o blog, mas pelo menos tô dando o ar da graça aqui e agora, né? No post sobre a minha sétima "aquisição" para a TAG #repaginando o guarda-roupa, eu disse que tingi umas peças e agora venho falar um pouco mais sobre o tingimento de roupas. Especificamente em casa.

A minha primeira experiência com tingimento caseiro foi na pré-adolescência, mas nesse caso minha mãe e meu primo me ajudaram, afinal para tingir qualquer coisa você precisa mexer com o fogão, então é bom evitar certos tipos de acidentes tipo me queimar por não saber fazer sozinha.

Esse meu primo fez uma porção de camisetas com a técnica Tie Dye explico melhor lá embaixo e fiquei fascinada pela mágica de tingir os tecidos assim, adorei de verdade! Logo, saquei meu moletom de dormir favorito na época e insisti horrores para minha mãe tingir comigo. Eu ia e eu fui. rs Depois dessa primeira vez, comecei a fuçar, comprar tintas e brincar sozinha em casa. Confesso que já estraguei muita roupa, mas foi divertido. E depois, no meu curso de customização, eu aprendi algumas técnicas para deixar o tingimento caseiro mais profissa, rs Só que isso vem nos próximos posts, rs

Primeiro quero mostrar os tipos de tingimento e suas características. Começando pelo mais comum/conhecido, que é o tal do Tie Dye.

TIE DYE



É uma antiga técnica que consiste em amarrar e torcer o tecido para tingi-lo, formando desenhos "psicodélicos" nas peças. Tradicionalmente foi usado pelas culturas africana e japonesa. E os mais antigos exemplares desse tipo de tingimento são do século VI. O ápice do tie dye foi nas décadas de 60 e 70 entre os adeptos do movimento hippie, o que transformou a técnica em um dos símbolos da característica marcante do estilo.

MUDMEE TIE DYE



Uma variação da técnica é o Mudmee Tie Dye, e é bem mais complexa que a primeira, afinal nela se usa uma maior variedade de cores e amarrações. A mudmee foi criada na Tailândia, nas proximidades de Laos, país situado na região da China, Camboja e Myanmar.

DEEP DYE



O deep dye também foi muito usado na década de 70 e a maneira de produção dele não vai amarração. Para realizá-lo é só mergulhar a parte que se quer tingir e deixar a quantidade de tempo que desejar. Conforme o tempo passar, a tonalidade vai aumentar.

OMBRÉ



O ombré é beem parecido com o deep dye, mas é mais próximo do degradê, afinal no deep dye você pode fazer várias tonalidades de uma cor, ou se manter em duas mesmo. Já o ombré consiste em fazer o degradê sutil e continuo. Já cito aqui que esse estilo de tingimento está forte no outone/inverno e além de sapatos e casaquinhos, já vi até em meia calça!

MAHAJU



Essa técnica é parecida com o origami, rs Brincadeira. Na verdade associei ao origami porque para preparar o tecido para o tingimento é preciso realizar dobraduras e serão elas que deixarão sua peça diferente. Do mesmo modo que o tie dye, as diferentes formas de torcer/dobrar e amarrar vão formar estampas únicas.

SHIBORI



O shibori é bem legal de ser feito, nele fazemos alinhavos (costuras) bem apertados do desenho que escolhermos (no caso, desenhos mais fáceis e geométricos dão mais certo) e se bem franzidos, impedem a passagem do corante. A técnica foi desenvolvida pelos japoneses.

Ufa!

Essas são as técnicas que eu sei fazer e vou ensinar para vocês :) Tem também mais algumas, mas não lembro alguns nomes de produtos, então prefiro não arriscar e falar porcaria! Ainda sim, é uma das partes que eu mais gosto na customização, pois eu realmente acho mágico dobrar e amarrar e quando abrir ver a forma que ficou, rsrs

Se eu me lembrar de mais alguma técnica bacana que eu sei fazer ou o nome desses produtos que eu citei eu volto aqui e conto para vocês!

Agora é só aguardar que no decorrer da semana eu publico mais informações sobre tingimento caseiro!!! ;*

2 comentários:

  1. É realmente mt interessante, assim q vc postar o passo a passo eu vou tentar (:
    beijs


    http://stephanydiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...